Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica

FLUXOGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

OBJETIVO

  • O curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica tem como objetivo a formação de profissionais habilitados para o diagnóstico e a intervenção em distúrbios e déficits dos processos de ensino-aprendizagem no âmbito individual ou coletivo, Institucional e Clínico.

PÚBLICO – ALVO

  • Profissionais graduados em Pedagogia e Graduados com Licenciatura em Geral; Psicólogos, Fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais de saúde e educação, que desejam aperfeiçoamento, e que busquem um diferencial competitivo na sua área de atuação.

DURAÇÃO |CARGA HORÁRIA:

  • 520 h/a aproximadamente 16 meses (1 modulo por mês).
  • Matricula R$: 100,00.
  • Investimento R$: 20 x 150,00
Composição do CursoCarga Horária
01Bases epistemológicas da Psicopedagogia30h/a
02Psicologia da educação30h/a
03Psicopedagogia: relações Interpessoais e ética30h/a
04Psicopedagogia e dificuldades de Aprendizagem30h/a
05Metodologia da pesquisa 130h/a
06Psicomotricidade30h/a
07Psicologia do desenvolvimento30h/a
08Psicopedagogia institucional30h/a
09Avaliação e intervenção Psicopedagógico30h/a
10Teoria psicanalítica30h/a
11Psicopedagogia clínica30h/a
12 e 13Estágio psicopedagógico institucional30h/a
14, 15Estágio psicopedagógico clínico30h/a
16Metodologia da pesquisa 230h/a
  •  O cronograma poderá sofrer alterações por necessidades administrativas, sem prejuízo para os pós-graduandos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

  • BASES EPISTEMOLÓGICAS DA PSICOPEDAGOGIA (40 HORAS)
  • EMENTA: História, surgimento, identidade, formação e caracterização da atuação profissional do psicopedagogo. Fundamentos científicos relacionados com a conduta e o desempenho escolar de estudantes, para implementar o caráter psicopedagógico na prática docente.

 

02 – DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA: Relação da Psicologia da Aprendizagem com o processo educativo. Introdução ao estudo da aprendizagem humana. Teorias da aprendizagem e suas relações com o processo educativo. Fatores intervenientes no processo ensino- aprendizagem: pensamento/linguagem/motivação/emoção; relação professor/aluno. Paradigmas educacionais emergentes.  Teorias da aprendizagem e práticas psicopedagógicas.

 

03 – DISCIPLINA: PSICOPEDAGOGIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA: Relações interpessoais: conceito e caracterização. Relações interpessoais e o psicopedagogo: relações em constante construção. Relações interpessoais e a ética do psicopedagogo. Ética: conceito e caracterização do profissional ético. Necessidade da ética no contexto educacional.

 

04 – DISCIPLINA: PSICOPEDAGOGIA: TRANSTORNOS MENTAIS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA: Objeto de estudo da Psicopedagogia. Dificuldades de aprendizagem – distúrbios de aprendizagem – transtornos mentais e aprendizagem: conceito, caracterização, tipologia. Atuação do psicopedagogo frente a essas dificuldades/transtornos/distúrbios.

 

05 – DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA: Teoria do conhecimento. Métodos científicos. Ciência: o que é, como se faz, caracterização. Pesquisa e trabalho científico. Tipos de pesquisa. Diretrizes para elaboração de trabalhos científicos. Projeto de pesquisa. Técnicas de pesquisa e coleta de dados: observação, entrevista, discussão de grupo, questionário, formulários. Organização, análise e interpretação de dados. Amostragem: objetivos, universo e amostra, tipos de amostragem. Elaboração de projeto de pesquisa. Elaboração de monografia e artigo científico. Normas da ABNT.

06 – DISCIPLINA: PSICOMOTRICIDADE

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA:
    • Bases biológicas da aprendizagem: filogênese e ontogênese do sistema nervoso em suas relações com o desenvolvimento sensorial e psicomotor. Estudo da motricidade na infância como fator de desenvolvimento físico, psicológico e biológico. Os princípios e as práticas da Educação Psicomotora.

 

07 – DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA: Aspectos históricos. Principais correntes teóricas da psicologia do desenvolvimento. Desenvolvimento psicossexual, psicossocial, cognitivo, emocional e motor. Hereditariedade x ambiente. A psicologia do desenvolvimento sob diferentes enfoques teóricos centrado na infância, adolescência e vida adulta.

 

08 – DISCIPLINA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA: Diferentes abordagens da Psicopedagogia Institucional. Os fundamentos da Psicopedagogia Institucional. Prática, intervenção e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem no âmbito institucional. Proceder a construção de casos institucionais a partir de sua prática. Ação do psicopedagogo na instituição. Projeto: etapas da construção. Desenvolvimento e assessoria de proposta psicopedagógica.

 

09 – DISCIPLINA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA: Noções básicas de modelos de ação interventiva, tanto na instituição quanto na clínica. Ação psicopedagógica nas diversas instituições. Aprendizagem nas instituições. Avaliação e intervenção psicopedagógica institucional e clínica: o que é, como fazer. Atuação do psicopedagogo na avaliação e intervenção institucional e clínica: procedimentos diferenciados, finalidades assemelhadas.

 

10 – DISCIPLINA: TEORIA PSICANALÍTICA

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA: Teoria Psicanalítica: noções gerais. Dispositivo psicanalítico. Sintoma na clínica psicanalítica. Método e técnica psicanalítica. Aparelho psíquico, recalque, sujeito, desejo. Psicanálise: desenvolvimento ou constituição do sujeito? Educação e psicanálise: entre o conhecimento e o saber. O sintoma escolar.

 

11 – DISCIPLINA: PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

  • CARGA HORÁRIA: 40 HORAS
  • EMENTA: Atendimento psicopedagógico. Método e técnica na clínica psicopegagógica.Diagnóstico e intervenção psicopegagógica. Fundamentação teórica do modelo de avaliação. Proceder a construção de casos clínicos a partir da discussão de sua prática, envolvendo leitura e discussão de casos clássicos.

 

12 – DISCIPLINA: ESTÁGIO – PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

  • CARGA HORÁRIA: 80 HORAS
  • EMENTA: Orientação especializada voltada a compreensão do sujeito que aprende e da instituição na qual se insere, propiciando subsídios para a operacionalização da atuação pedagógica.

 

13 – DISCIPLINA: ESTÁGIO – PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO

  • CARGA HORÁRIA: 80 HORAS
  • EMENTA: Orientação do Estágio Clínico Psicopedagógico com utilização dos instrumentos necessários ao atendimento clínico, oferecendo subsídios para a intervenção diagnóstica com o aprendente, familiares e escola.

 

MONOGRAFIA