Especialização em Gestão com Ênfase em Coordenação e Docência

FLUXOGRAMA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO COM
ÊNFASE EM COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA

OBJETIVO ESPECÍFICOS

  • Possibilitar reflexões teórico-metodológicas que permitam a continuação dos estudos e o amadurecimento intelectual dos profissionais da educação.
  • Discutir sobre as práticas educativas escolares, compreendendo-as no conjunto complexo dos elementos envolvidos na gestão, e como vieses da gestão, a coordenação e à docência.
  • Oferecer condições para a construção de uma prática docente consciente-críticareflexiva e participativa.

PÚBLICO – ALVO

  • Profissionais diplomados da área de educação e áreas afins.

DURAÇÃO |CARGA HORÁRIA:

  • 600 h/a aproximadamente 15 meses (1 modulo por mês).
  • Matricula R$: 100,00.
  • Investimento R$: 20 x 160,00
Composição do CursoCarga Horária
01Ética e Educação: espaços escolares e não escolares40h/a
02Legislação e Políticas em Educação 40h/a
03Currículos e Programas da Educação Básica 40h/a
04Fundamentos Sociológicos da Educação 40h/a
05Metodologia da Pesquisa 140h/a
06Didática e Metodologia do Ensino 40h/a
07Educação e Tecnologia: diferentes usos nos espaços escolares 40h/a
08Fundamentos Filosóficos da Educação 40h/a
09Fundamentos de Avaliação Escolar 40h/a
10Psicologia da Educação 40h/a
11Gestão e Coordenação Pedagógica: diferentes perspectivas pedagógicas 40h/a
12Planejamento Educacional, Gestão e Coordenação pedagógica 40h/a
13Gestão Financeira e Sustentabilidade 40h/a
14Relações Interpessoais na Gestão, na Coordenação Pedagógica e na Docência.40h/a
15Metodologia da Pesquisa 2 40h/a
  • O cronograma poderá sofrer alterações por necessidades administrativas, sem prejuízo para os pós-graduandos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Ética e Educação: espaços escolares e não escolares

Ementa:

  • Fundamentos éticos da educação. Conceitos de ética. Ética e historicidade. Relações da ética com o processo educacional. Política e ética. A construção do “ser” ético no novo milênio. Ética e ethos. Posturas éticas nos espaços escolares e não escolares.

 

Legislação e Políticas em Educação

Ementa:

  • Legislação federal; políticas públicas; desenvolvimento histórico das políticas públicas e educacionais no Brasil; educação na ordem constitucional brasileira. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estrutura curricular didática e administrativa da Educação Básica; parâmetros curriculares nacionais. Políticas de desenvolvimento e financiamento da educação. Formação dos profissionais da educação. Função social da escola e papel do educador. Impasses e perspectivas das políticas públicas atuais em relação à educação.

 

Currículo e Programas da Educação Básica

  • Princípios básicos de educação, cultura e conhecimento e suas imbricações em currículo. Concepções e matrizes de estruturação curricular. Diagnóstico situacional da escola em função de dimensionamento curricular do eficaz processo de ensino-aprendizagem. Currículo e suas relações com o planejamento da ação educativa. Fundamentos da atual proposta curricular nacional.

Fundamentos Sociológicos da Educação

Ementa:

  • Globalização e educação. Principais teorias do estado na sociedade capitalista e condições concretas de produção. Papel do Estado na elaboração de políticas sociais, com destaque para as educacionais e para o processo de institucionalização da educação escolar. Antropologia da linguagem: resgate de valores pessoais e culturais.

 

Metodologia da Pesquisa

Ementa:

  • Ciência e os tipos de conhecimento. Pesquisa: tipos de pesquisa, técnicas de coleta de dados e metodologias. Produção científica e os trabalhos acadêmicos. Projeto de pesquisa: estrutura, normas da ABNT e elaboração do projeto do trabalho final do curso.

 

Didática e Metodologia do Ensino

Ementa:

  • Didática: concepções, elementos e finalidades. Papel social da educação didática. Perspectivas teóricas e práticas da didática. O docente e seu trabalho. Planejamento didático-pedagógico. Organização e desenvolvimento do processo ensino aprendizagem: planos de aula e programas de aprendizagem. Objetivos de ensino, conteúdos escolares, procedimentos metodológicos. Interações em sala de aula: papel dos professores e relação com os discentes.

 

Educação e Tecnologia: diferentes usos nos espaços escolares

Ementa:

  • Tendências das novas tecnologias na educação: novos cenários de aprendizagem e formação de docentes e discentes. O ciberespaço da formação e da aprendizagem.

 

Fundamentos Filosóficos da Educação

Ementa:

  • Filosofia: concepções e relações com a educação. Perspectiva filosófica crítica das teorias filosóficas, com o viés na educação, no aspecto político social. Reflexão filosófica sobre os principais temas que fundamentam a filosofia de todos os tempos e lugares. Aproximação e estudo crítico das principais correntes da reflexão filosófica com ênfase nas políticas educacionais e suas tendências no Brasil e no mundo.

 

Fundamentos de Avaliação Escolar

Ementa:

  • Avaliação no contexto da prática social mais ampla, situando-a no interior do projeto político-pedagógico da escola. Reflexões sobre a atual prática avaliativa, com reforço da compreensão dos caminhos e dos desafios para uma prática avaliativa transformadora; funções diagnóstica e orientadora da avaliação; procedimentos avaliativos. Avaliação na perspectiva da gestão, da coordenação e da docência. Avaliação educacional. Princípios e finalidades. Tipos de avaliação.

 

Psicologia da Educação

Ementa:

  • Harmonia entre distintos sistemas de vida: a pessoa, a família e o trabalho. Conhecimento pessoal e grupal: redescobrindo o sentido da vida.

 

Gestão e Coordenação Pedagógica

Ementa:

  • Fundamentos da gestão da educação e da coordenação pedagógica. Gestão escolar: paradigmas e práticas. Gestão escolar e instâncias de representação colegiada na escola: gestão escolar e organização do trabalho pedagógico na escola. Implicações das políticas educacionais na gestão escolar. Coordenação pedagógica e o planejamento didático para o processo de ensino-aprendizagem.

 

Planejamento Educacional, Gestão e Coordenação Pedagógica

Ementa:

  • Planejamento educacional participativo como instrumento para gestão e coordenação pedagógica. Gestão democrática da escola na perspectiva do planejamento socializado. O trabalho didático-pedagógico do/a gestor/a e coordenador/a da escola.

 

Gestão Financeira e Sustentabilidade

Ementa:

  • Gestão financeira e fluxo das informações nas organizações. Principais ferramentas de gestão financeira e o desenvolvimento de instrumentos do planejamento e controle. Sistema de planejamento financeiro e orçamentário. Metodologia de implementação do planejamento estratégico nas organizações. Compreensão e montagem do plano de gestão financeira, suas implicações no processo de execução do orçamento escolar frente à legislação pertinente. Relação entre educação, problemática ambiental e desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade financeira e seus pilares.

Relações Interpessoais na Gestão, na Coordenação e na Docência

Ementa:

  • Relações interpessoais: o que é e qual a importância da construção de relações interpessoais no contexto de atuação profissional. A pessoa humana, seu comportamento e influência na vida social. O grupo social: funções, estrutura, processos interativos. O desenvolvimento intra e interpessoal e as transformações psicossociais. A dinâmica das relações humanas e públicas e formas de liderança. Família e processos de aprendizagem.

 

Seminário de Pesquisa

Ementa:

  • Orientações para formatação do trabalho final do curso. Normas da ABNT. Orientação para apresentação do trabalho. Apresentação do trabalho final.

 

Documentos necessários para inscrição

  • 01 foto 3×4;
  • Cópia simples: RG (obrigatório), CPF, carteira do conselho (COREN- OBRIGATÓRIO);
  • Comprovante de residência,
  • Diploma da graduação (frente e verso) e Histórico*;
  • Pagamento da inscrição.

Observação (*) Excepcionalmente, o candidato poderá inscrever-se mediante certificação de conclusão de curso superior emitido pela instituição reconhecida, ou apresentação de declaração constando conclusão do curso, ficando obrigado a apresentar os documentos posteriormente.